A metodologia socio-interacionista surge a partir de um psicólogo bielorrusso chamado Lev Seminovitch Vygotsky no final do século XIX, e atua hoje em dia como um dos métodos mais procurados pela psicologia contempôranea. Derivada de pensamentos atribuídos ao socioconstrutivismo, ela acredita que as relações sociais surgem a partir de interações sociais.
Tendo como exemplo a criança em seus primeiros anos de vida, é sabido que comportamentos como o andar, o falar e o brincar surgem através da repetição das atitudes dos próprios pais; ou seja, o conhecimento não vem apenas de forma passiva, mas surge pelo contato do indivíduo com a sociedade e o meio em que vive.
Para ele, o cérebro infantil se divide em dois: nas funções psicológicas elementares e funções psicológicas superiores. As elementares dizem respeito aos comportamentos inerentes do indivíduo desde seu nascimento. Levando em conta que as funções elementares se convertem em funções superiores ao contato com cultura e experiência, elas então são caracterizadas como o comportamento consciente, a capacidade de planejamento e o ação proposital.
Sobre a abordagem nas escolas, o professor tem a responsabilidade de desenvolver as zonas de desenvolvimento proximal, ideal para o avanço dos alunos. Na prática, os alunos participam diretamente do próprio processo de aprendizagem, atuando tanto como mentores e aprendizes, seja por meio de dinâmicas, seja por formas alternativas de transmissão do conteúdo.

Então, sabendo que o contato direto com os conteúdos a serem ensinados reflete numa maior absorção de conteúdo, participe ativamente da aprendizagem de seu filho e conheça a aplicação da metodologia Socio-interacionista no Objetivo Maia!
Ensinamos e inovamos com o coração.