Ensino Infantil

O período de 0 a 6 anos é importante na formação do indivíduo. É quando ele constrói os principais instrumentos interiores de que se servirá, primeiro de modo inconsciente e depois com progressiva consciência, para se relacionar com a chamada realidade exterior. O tempo todo a criança age, descobrindo, inventando, resistindo, perguntando, retrucando, refazendo, socializando-se. Nesse processo de formação, a Educação infantil deve proporcionar um conjunto de meios, materiais e oportunidades para um crescimento saudável em todos os aspectos.

Na Educação infantil, trabalhamos para que a criança se sinta autoconfiante e segura no ambiente escolar e em seu relacionamento com os educadores. Oferecemos a ela condições para que realmente seja criança, ativa e questionadora, sem impor limites à sua curiosidade.

A Educação infantil do Colégio Objetivo percebe e reconhece o aluno integralmente, favorecendo a formação e o desenvolvimento de suas funções e operações cognitivas, a assimilação de conhecimentos e a elaboração de valores éticos e estéticos.

Enfim, nosso objetivo é preparar nossos alunos para enfrentarem desafios, ampliando seus horizontes para que possam atuar no presente e no futuro com sucesso, respeitando sempre sua própria individualidade.

Estímulo ao Processo de Autonomia da Criança.

A Escola infantil é para as crianças muito mais do que um local de recreação. É um espaço lúdico, de socialização, de trocas, de desenvolvimento emocional e físico. Valorizamos o que a criança quer e faz por si só. Ela é incentivada a perceber a si e aos outros, cuidar de seu corpo e do que lhe pertence, ousar sempre, agir com independência e segurança, saber do que é capaz e tentar superar-se sempre. Esse incentivo também se dá com o auxílio do material didático, que é inventivo, inovador e atende integralmente aos interesses do aluno.

Nessa prática, a criança é livre para inventar, inovar e expressar-se também por meio da colagem, da dobradura, da pintura, do desenho, do recorte e das mais variadas formas de oralidade.

Alfabetização com Prazer

Na Educação infantil do Colégio Objetivo, a alfabetização é concebida como um processo em que devem ser respeitados o ritmo, as descobertas e as características individuais. Para que isso aconteça, adotamos uma metodologia que promove nas crianças o desejo de lidar com o código alfabético. Investigando e descobrindo seu próprio nome e palavras que para elas tenham significado, chegam aos textos, músicas, poesias e parlendas. Tem-se, então, um aprendizado de caráter ativo, profundo e dinâmico, inserido em um contexto real e significativo.

A Educação Infantil do Colégio Objetivo

Visa:
  • transmitir a herança cultural;
  • refletir sobre essa herança e examiná-la;
  • criar e inventar;
  • estar sempre em sintonia com os acontecimentos, isto é, atualizada e aberta a novas invenções;
Favorece:
  • a independência;
  • a ação, interferindo adequadamente no processo de desencadear o raciocínio, na busca de soluções para os problemas encontrados;
  • a livre expressão;
  • a interação, a discussão, a argumentação;
  • a troca de experiência;
  • a adaptação da criança ao seu ambiente;
  • a motivação para a aprendizagem;
Possibilita:
  • a valorização do que a criança já sabe e do que pode descobrir por si só;
  • a afetividade e o profissionalismo do corpo docente;
  • um ambiente rico e prazeroso;
Estimula:
  • ações corporais;
  • ações sobre objetos: tocar, levantar, jogar, chutar, cheirar, saborear, olhar, escutar etc.;
Enseja:
  • que cada criança realize sua própria aprendizagem.

Proposta Educacional

A proposta educacional do Colégio Objetivo é sempre pautada pelo respeito à criança. Esta é tratada como um indivíduo livre, pensante, capaz, potente, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre a fazer novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu ambiente e modificando-o. Assim, a criança alcança a liberdade e o respeito do outro e se percebe como um ser social, seguro e íntegro perante seu grupo.

A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiência por meio das linguagens do ser humano. É uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e favorece seu desenvolvimento. Nesse processo, o indivíduo está sempre em evolução. Nossa proposta visa a uma formação ampla e integrada, para que nossos alunos possam, no futuro, assumir com dignidade o papel de cidadãos conscientes e responsáveis.

Currículo Objetivo

Idealizado com a intenção de favorecer a formação da criança, o currículo está estruturado nas seguintes áreas de atividades:

QUERO CONHECER A ESCOLA

Convidamos você a conhecer a nossa estrutura, metodologia de ensino e os profissionais envolvidos nessa missão incrível.

Pedimos que preencha corretamente os campos abaixo e entraremos em contato em breve para agendarmos a sua visita ao colégio.

Últimas vagas para 1º e 2º ano! Corra e agende sua visita.

Pedimos que preencha corretamente os campos abaixo e entraremos em contato em breve para agendarmos a sua visita ao colégio.