Para as crianças, em toda a sua fase de crescimento, o esporte enquanto atividade física organizada atua não só no seu desenvolvimento corporal, mas também nas suas habilidades de socialização, melhora da saúde, desenvolvimento psicológico e até coordenação na escrita!
Sobre o corpo da criança que pratica exercícios físicos, é certo que sua resistência é aumentada, os anticorpos são reforçados, evita doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e osteoporose e cria mais disposição para o pequeno.
Para o ensino infantil, é indispensável entender os conceitos de hierarquia, respeito, regras e normas, papéis e colaboração, bem como a criação de amizades. De forma a facilitar a compreensão e vivência desses aspectos, o esporte é uma importante ferramenta para integração desses conceitos.
A prática de esportes na infância auxilia na sensação de bem-estar psicológico, além do desenvolvimento de proatividade, liderança, foco e perseverança!
A partir do conhecimento que a criança acaba criando sobre noção de espaço e coordenação motora através das atividades físicas, isso reflete em outras atividades que demandam essas habilidades, tais quais a escrita, a postura, o sentido do tato, entre outros.
